terça-feira, 14 de julho de 2009

O universo é mais estranho do que aquilo que podemos supor!

O biólogo Richard Dawkins discorre sobre o "pensamento do improvável", analisando como é que os referenciais da inteligibilidade humana limitam a nossa compreensão do universo.
Ariane Sherine e Richard Dawkins no lançamento da campanha Autocarro Ateísta, 6 de Janeiro de 2009, Licença Creative Commons Attribution 2.0; ver aqui esta imagem com maior definição


"Mais singular do que podemos supor" é uma expressão de J.B.S. Haldane, o famoso biólogo, que disse: "Bem, a minha própria suspeita é que o universo não é apenas mais estranho do que supomos, mas mais singular do que podemos conceber."

Dawkins defende a tese de que há aspectos do "funcionamento" do universo que são, em princípio, ininteligíveis por qualquer mente, por maior que seja.

Tradução realizada por Carlos Portela (revista por Alexandre Loureiro), recorrendo ao dotsub, a partir da transcrição em inglês da conferência TED "O nosso estranho universo" por Richard Dawkins (Julho de 2005)- em view subtitles activar Portuguese (Portugal) - :

Versão no dotsub:


Mensagens relaciondas deste blogue:

3 comentários:

Jairo Grossi disse...

Gostaria de congratulá-los por disponibilizarem aqui este video traduzido. Admiro Richard Dawkins pela sua coragem, pois tenho visto todo o seu esforço em defender o pensamento racional, atacando as religiões.
Abraços

IPS disse...

bem interessante o seu blog, legal que fala sobre fisíca e ciência, eu to começando a fazer um blog de tecnologia agora se der da uma passada por la depois

http://ips-imageminteligente.blogspot.com/


bjosssssss

dimas disse...

Existe algum site em que posso baixar esse vídeo com legendas? Obrigado.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails