domingo, 11 de janeiro de 2009

Por que razão o telescópio espacial Spitzer foi pintado com duas cores?

Este é um vídeo incluído na famosa série Ask an Astronomer ("Pergunta a um Astrónomo" - para feed deste videocast clique aqui) que faz parte da colecção de vídeos do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (os mesmo vídeos podem ser encontrados nos canais SpitzerJim e SpitzerScienceCenter do YouTube).

Neste episódio, Michelle Thaller (ver aqui as suas publicações no ScientificCommons, um projecto da Universidade de St. Gallen, Suiça) explica-nos por que é o telescópio espacial Spitzer (lançado a 25 de Agosto de 2003) tem um lado pintado de branco prateado e outro pintado de preto para que possa ver o universo InfraVermelho (de 3 a 180 micrómetros) com o mínimo de interferências. A face prateada especular reflecte bem a radiação solar, enquanto a face preta é um excelente emissor de radiação.
A emissão é um processo espontâneo que depende das características da superfície emissora e da temperatura a que esta se encontra enquanto a reflexão resulta da interacção entre a radiação incidente e a superfície sobre a qual essa radiação incide.

Legendas adicionadas a vídeo (ver aqui transcrição do texto original) do canal SpitzerScienceCenter do YouTube:



Mensagens relacionadas deste blogue:

1 comentário:

enjoy-rs disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails