domingo, 31 de agosto de 2008

O efeito da queda de água

A percepção da luz que nos rodeia é estruturada a partir do funcionamento dos nossos olhos e do modo como estes comunicam com o córtex visual. Em particular, existem algumas ilusões ópticas bem interessantes.

Robert Krampf propõe-nos uma muito simples relacionada com um efeito de movimento.
Se olharmos fixamente para um movimento numa direcção bem determinada durante alguns segundos e, de seguida, desviarmos o olhar para um objecto em repouso, este parecerá que se move em sentido oposto. Um dos primeiros relatos (1820) deste fenómeno na época moderna foi o de Jan Evangelista Purkyně (1787-1869) que o experenciou após a observação de uma parada de cavalaria, embora o efeito já fosse conhecido na Grécia Antiga.

Ver aqui uma demonstração deste efeito. Se pretender uma sensação mais psicadélica experimente clicar aqui.

Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



O professor Robert Krampf disponibiliza pequenos vídeos divertidos em diversos sítios de partilha de vídeos: YouTube, metacafe, Revver, Dailymotion, blip.tv e Brightcove.tv.

Mensagens relacionadas deste blogue:

2 comentários:

Prof. Teresa disse...

Olá! Vim aqui ter via Interactic e queria deixar-lhe os meus parabéns. Apesar de ser de uma área científica diferente admiro o seu trabalho. Se não me levar a mal, deixo-lhe numa sugestão, de modo a melhorar a aparência do blogue: nos posts em que insere codigo html de vídeos, há-de reparar que, pelo seu tamanho, eles saiem fora da margem da coluna dos posts. Pode solucionar isso de duas formas: ou alterar a medida width= para um número mais pequeno em cada codigo de video ou, no esquema do blog, no cod html aumentar um pouco a largura da coluna.
Continuação de bom trabalho!

Carlos Portela disse...

Obrigado pela sugestão!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails