quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Novo episódio do Hubblecast: Hubble descobre um Monstro Magnético na Galáxia NGC 1275

A entrada Hubblecast: vídeocast do telescópio espacial Hubble foi actualizada com mais um vídeo:

Episódio 18: Hubble descobre um Monstro Magnético na Galáxia NGC 1275 (no YouTube ou no arquivo do sítio web do Hubble) (adicionado ao YouTube a 21 de Agosto de 2008).

A galáxia NGC 1275, no centro do Enxame de Galáxias Perseu, é uma das galáxias elípticas gigantes mais próxima da Via Láctea.
A característica mais extraordinária desta galáxia é a existência de estruturas gasosas filamentosas que se estendem muito para lá das dimensões da própria galáxia (espessura de 20 anos-luz estendendo-se até distâncias da ordem dos 20 000 anos-luz). Estas estruturas permaneceram um enigma para os astrofísicos durante muitos anos.

Filamentos em redor da Galáxia NGC 1275

Fonte: NASA, ESA; Domínio Público


Um novo estudo de Andrew Fabian et al. publicado na Nature (21 Agosto de 2008) propõe um mecanismo para a existência destes gigantescos filamentos. A coesão destas estruturas deve-se à existência de campos magnéticos que originam forças sobre o gás ionizado impedindo a sua desagregação. Os dados recolhidos pelo Hubble permitiram que a intensidade destes campos magnéticos fosse determinada com base nas dimensões destas estruturas filamentosas.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails