terça-feira, 17 de junho de 2008

Perdi o meu telemóvel dentro do meu ouvido!

Onde é que guardaste o telemóvel? Talvez os liliputianos o possam utilizar.

Christie Nicholson (ver aqui a sua página Web), editora da Scientific American, explica-nos, com muito charme e em 60 segundos, o que é a lei de Moore.

Gordon Moore, Licença Creative Commons Attribution 2.0


Em Abril de 1965, Gordon Moore, assume que a cada 2 anos o número de transístores num circuito integrado, de custo mínimo, duplicaria (ver aqui artigo original publicado a 19 de Abril na Electronics Magazine).

Crescimento do número de transístores para processadores INTEL, imagem criada por José Neto, Domínio Público


A lei de Moore traduz o aumento exponencial da capacidade de processamento dos computadores. Esta tendência evolutiva é praticamente impossível em qualquer outra área social ou tecnológica. No entanto, este comportamento não pode prosseguir indefinidamente pois, mais cedo ou mais tarde, atingir-se-ão os limites impostos pela própria natureza da Natureza.

Legendas adicionadas a vídeo disponibilizado no YouTube, no canal 60SecondScience, utilizando o webware overstream:



O canal 60SecondScience está associado à famosíssima revista Scientific American, a revista de divulgação de ciência e tecnologia, com publicação ininterrupta até à actualidade, mais antiga dos E.U.A.

Na página web desta revista podem ainda aceder ao espaço 60SecondScience no qual podem encontrar um conjunto de vídeos interessantes.

Mensagens relacionadas deste blogue:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails