segunda-feira, 2 de junho de 2008

Intervalo do blogue: uma festa química

A diversão é necessária se estiver devidamente delimitada. Não nos estamos a referir ao prazer que pode decorrer do envolvimento nas tarefas de ensino / aprendizagem. Mas apenas a uma diversão mais superficial ... talvez com pouco espessura. Ou não?

O Sétimo Quadro Programático para o Desenvolvimento Científico e Tecnológico é o principal instrumento da União Europeia para financiamento da investigação no período de 2007 a 2013. O portal oficial deste Programa é o CORDIS (notícias e novidades). Para saber dos projectos de investigação numa determinada actividade de um dado tema num certo país, basta procurar aqui.

Um dos vectores destes programas da União Europeia têm sido as medidas integradas no Marie Curie Actions que promove a mobilidade e o desenvolvimento das carreiras científicas. A ciência nem sempre é fácil, mas os jovens cientistas são fundamentais para o futuro da Europa. O Marie Curie Actions inclui um espaço para jovens (ver aqui). Faz parte deste esforço de atrair os jovens o vídeo "As Substâncias Estão a Fazer uma Festa" que se divulga a seguir, disponível no canal eutube (espaço da Comissão Europeia) do YouTube:



Apenas uma diversão. De bom ou mau gosto consoante os gostos. Nesta festa podemos encontrar carbonos sexy, gases nobres chatos, uma corrente eléctrica marota a separar um par mais agarrado (cloro e sódio) e até reacções explosivas (potássio e água). Claro que é só uma festa e ... viva Dionísio!

Quando ao canal eutube destacam-se as seguintes playlists: Recursos Naturais e Energéticos e Ciência e Tecnologia.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails