segunda-feira, 16 de junho de 2008

Como pescar um cubo de gelo?

Não sei se o meu amigo já foi à pesca? Mas já imaginou se em vez de uma cana de pesca lhe dessem apenas um simples fio. Sem truques e sem anzóis. Mas que fazer com um fio? Não se trata de aprender um novo ponto de crochet, antes pescar cubos de gelo sem saber tricotar. Um desafio divertido proposto por Robert Krampf.

A presença de um soluto numa solução provoca o abaixamento do ponto de fusão da solução comparativamente ao do solvente puro. Assim, a adição de, por exemplo, cloreto de sódio a uma mistura de gelo e água tende a fazer baixar a temperatura de equilíbrio do sistema gelo - solução aquosa de cloreto de sódio para um valor próximo do ponto de fusão da solução. É por esta razão que se adiciona sal para fundir o gelo que se forma nas estradas.

O abaixamento do ponto de fusão da solução aquosa, comparativamente à água pura, pode ser visto como consequência do facto de as partículas de soluto fazerem diminuir o número de ligações, por ponte de hidrogénio, entre as moléculas de água.

Uma aplicação bem agradável deste facto consiste na preparação de gelados em contexto de sala de aula.

Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



O professor Robert Krampf disponibiliza pequenos vídeos divertidos em diversos sítios de partilha de vídeos: YouTube, metacafe, Revver, Dailymotion, blip.tv e Brightcove.tv.

Mensagens relacionadas deste blogue:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails