segunda-feira, 5 de maio de 2008

Por que é que o Microondas aquece os alimentos?

Os alimentos com menor teor de água cozinham mal no microondas. A maioria dos alimentos contém uma percentagem considerável de água na sua composição. A água é fundamental para o aquecimento num forno de microondas (os fornos operam, em geral, numa frequência de 2.45 GHz a que corresponde um comprimento de onda de 12 cm). O professor Robert Krampf explica-nos por que razão tal sucede. A este propósito vale a pena explorar as seguintes animações:

A radiação electromagnética interage com a matéria pois esta contém cargas eléctricas. Maxwell, ao esclarecer a natureza da luz visível como radiação electromagnética, ensinou-nos o seguinte: "Como a natureza tem carga eléctrica existe luz".

As microondas vão excitar determinados modos de rotação da molécula de água (ver aqui animação bem elucidativa da interacção do campo eléctrico da radiação electromagnética com a água). Essa possibilidade pode ser relacionada com a polaridade desta molécula. Assim ocorre absorção da energia da radiação electromagnética que se manifesta num aumenta da energia cinética molecular (agitação corpuscular). O óleo, essencialmente apolar, não aquece no forno de microondas.

Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



O professor Robert Krampf disponibiliza pequenos vídeos divertidos em diversos sítios de partilha de vídeos: YouTube, metacafe, Revver, Dailymotion, blip.tv e Brightcove.tv.

Mensagens relacionadas deste blogue:

1 comentário:

Profª Thaiza disse...

Boa tarde!
Impressionante teu blog!
Adorei!Mesmo mesmo!!
=]
Vim através da comunidade Blogs de Ciência.
Sucesso!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails