segunda-feira, 26 de maio de 2008

Pode um planeta ter dois sóis?

Este é um vídeo incluído na famosa série Ask an Astronomer ("Pergunta a um Astrónomo") que, por sua vez, faz parte da colecção de vídeos (para feed deste videocast clique aqui) do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (os mesmo vídeos podem ser encontrados no canal SpitzerJim do YouTube).

Será possível vermos dois sóis? Pode um planeta existir num sistema estelar binário? Como as estrelas binárias são mais comuns que as estrelas solitárias como o nosso Sol, parece que a existência de vida também deveria ser mais provável neste tipo de sistema.
No entanto, a dinâmica newtoniana mostra-nos que a maior parte das órbitas planetárias neste tipo de sistema são instáveis. Mas a vida é sobretudo a dos sobreviventes e é também possível demonstrar a estabilidade de algumas órbitas.

Estrela binária, imagem criada por Zhatt, Domínio Público

Pode encontrar muitas animações sobre o movimento das estrelas num sistema binário. A que se mostra aqui é especialmente interessante: pode ser manipulada a massa das estrelas e os parâmetros do movimento orbital. Quanto às órbitas dos planetas clique aqui.

Legendas adicionadas a vídeo (ver aqui transcrição do texto original) do canal SpitzerJim do YouTube:



Mensagens relacionadas deste blogue:

1 comentário:

Anónimo disse...

ah eu acho pode der mas e dificil acreditar der 2 solzinhos,todo cientistas diz daqui no futuro teremos 50 planetas diferentes como se fosse star wars,ae vamu ver sera e verdade 50 planetas sera lokoooo,eu acredito vendo ok.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails