segunda-feira, 14 de abril de 2008

Qual é a galáxia mais próxima da Via Láctea?

Este é um vídeo incluído na famosa série Ask an Astronomer ("Pergunta a um Astrónomo") que, por sua vez, faz parte da colecção de vídeos (para feed deste videocast clique aqui) do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (os mesmo vídeos podem ser encontrados no canal SpitzerJim do YouTube).

Quando colocamos uma questão não devemos ficar satisfeitos com a primeira resposta aparentemente correcta. Devemos procurar não só esclarecer o que é queríamos dizer com a pergunta, como também compreender o modo como cada uma das respostas possíveis nos ajuda a compreender o universo.

Será a galáxia Andrómeda? Ou antes alguma das galáxias satélites da Via Láctea: A Grande Nuvem de Magalhães ou A Pequena Nuvem de Magalhães? Ou será alguma das galáxias anãs (a do Sagitário ou a do Cão Maior) que estão, neste momento, a colidir com a nossa?
Com este vídeo podemos descobrir, quase paradoxalmente, que estamos mais perto do centro uma galáxia anã no Cão Maior do que do centro da nossa própria galáxia (ver aqui transcrição, em inglês, da narração do vídeo).

Galáxia do Cão Maior em colisão com a Via Láctea, imagem criada pela NASA/ESA, Domínio Público


Legendas adicionadas a vídeo do canal SpitzerJim do YouTube pelo aluno Fernando Lemos da Esc. Sec. c/ 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho:



Mensagens relacionadas deste blogue:

1 comentário:

Profanomedievo disse...

Amigo, parabéns pela postagem! Muito interessante! Juro que estou aprendendo cada vez mais com o seu blogue e já espalhei na escola que leciono a existência do mesmo para os professores das áreas de física e química.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails