sábado, 26 de abril de 2008

Novo episódio do Hubblecast: As Galáxias Enlouqueceram!

A entrada Hubblecast: vídeocast do telescópio espacial Hubble foi actualizada com mais um vídeo:

Episódio 16: As Galáxias Enlouqueceram! (no YouTube ou no arquivo do sítio web do Hubble) (adicionado ao YouTube a 25 de Abril de 2008).

Para celebrar o 18º aniversário do lançamento do telescópio espacial Hubble, a 24 de Abril de 2008 foram divulgadas cinquenta e nove novas imagens de galáxias em colisão (a maior colecção de imagens alguma vez divulgada de uma só vez pelo Hubble). Estas colisões mostram uma grande diversidade de estruturas.

Um par de galáxias - NGC 5331 - começam a abraçar-se;

Créditos: NASA, ESA, STScI/AURA e A. Evans, Domínio Público


A colisão de galáxias, muito mais comum no Universo Primitivo, pode despoletar quer a formação de novas estrelas quer a morte de outras. Mesmo as galáxias aparentemente isoladas apresentam na sua estrutura interna "marcas" da colisão com outras galáxias.

A nossa Via Láctea contém restos de galáxias mais pequenas que "engoliu" no passado e está neste momento a "engolir" a galáxia elíptica anã Sagitário. Daqui a cerca de dois mil milhões de anos a nossa galáxia será engolida pela nossa vizinha gigante, a galáxia Andrómeda. Estas duas galáxias viajam uma na direcção da outra a cerca de 500 000 km/h.

A maioria desta imagens faz parte de um projecto de pesquisa mais vasto designado por projecto GOALS (Great Observatories All-sky LIRG Survey). Este projecto combina observações do Hubble, do Spitzer, do Chandra e do GALEX.

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails