quarta-feira, 16 de abril de 2008

Medir a velocidade da luz com um Microondas!

Qual será a manobra de presdigitação que os "físicos" fazem para poder medir a velocidade da luz com um Microondas.

Acontece que o estudo da natureza nos permite estabelecer relações entre grandezas físicas que, à priori, não pareciam estar relacionadas. Estas relações só se podem inscrever no mundo da ciência a partir do momento em que se estabelece um diálogo íntimo com a experiência.

Já sabemos que é possível medir a altura de um prédio com um barómetro. Neste caso mostram-nos como fazer para poder medir a velocidade da luz com um microondas (ver aqui explicação).

O modo fundamental de vibração de uma corda permite-nos relacionar, de forma simples, o comprimento de onda com o comprimento da corda: a distância entre os dois nodos (extremidades da corda) é metade do comprimento de onda. A partir do conhecimento do comprimento de onda e da frequência é possível calcular a velocidade de propagação de uma onda.

Onda estacionária, 4º harmónico, Domínio Público


Legendas adicionadas a vídeo do canal Teachers TV no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



Este é um vídeo do sítio inglês Teachers TV, um espaço para todos os que trabalham nas escolas. Pode encontrar aqui os recursos sobre ciência. Este projecto inclui um canal de televisão por cabo que transmite ininterruptamente programas educativos.

Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails