quarta-feira, 30 de abril de 2008

Explicar o que é a matéria escura em 60 segundos!

O que é a matéria escura? É a coisa invisível que segura a coisa visível.

George Musser, editor da Scientific American, explica-nos, em 60 segundos, o que é que os astrofísicos entendem por matéria escura: um tipo de matéria que é inferida pelo efeito gravitacional que exerce sobre a matéria visível, mas que não emite nem reflecte suficiente radiação electromagnética para ser observada "directamente" e cuja natureza se desconhece. Supõe-se que a massa do universo associada à matéria escura é bem maior do que a massa da matéria "normal".

Curva de rotação de uma galáxia típica: A - previsto; B - observado e passível de se explicar com a hipótese da matéria escura


Supõe-se que para além da matéria escura (cerca de 23% da massa do universo) exista ainda uma energia escura (responsável pela aceleração da expansão do universo) que contribui em cerca de 3/4 da massa total do universo.

Distribuição da matéria escura, da energia escura e da matéria "normal"

Imagem criada pela NASA, Domínio Público


Legendas adicionadas por João Oliveira, aluno da Escola com 3ºCEB Dr. Joaquim de Carvalho, a vídeo disponibilizado no YouTube, no canal 60SecondScience, utilizando o webware overstream:



O canal 60SecondScience está associado à famosíssima revista Scientific American, a revista de divulgação de ciência e tecnologia com publicação ininterrupta até à actualidade mais antiga dos E.U.A. (a sua publicação começou há mais de 150 anos). Esta revista tem mais de 1 milhão de cópias a circular por quase todo o planeta com edições em 15 línguas, incluindo o português do Brasil, para além da edição em inglês.

Na página web desta revista podem ainda aceder ao espaço 60SecondScience no qual podem encontrar um conjunto de vídeos interessantes.

Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails