quarta-feira, 2 de abril de 2008

Educação e Tecnologias Digitais

Reconstrução da legendagem de um vídeo divulgado numa entrada anterior deste blogue (20 de Maio de 2007).

Os jovens no final do ensino secundário (E.U.A.) passaram, em média, mais de 10 000 horas a jogar vídeojogos, mais de 10 000 horas ao telemóvel, mais de 20 000 horas a ver TV, cerca de 2,75 horas por dia a utilizar o seu PC, ...
Estas tecnologias podem ser postas ao serviço do ensino para o tornar mais significativo e eficiente sobretudo quando se promove a criação de produtos pelos próprios alunos.
Caso se pretenda "agarrar" e "envolver" os nossos alunos, é necessário que o processo de ensino-aprendizagem passe cada vez mais pelo digital.
Neste vídeo existe uma defesa vigorosa da utilização das "novas" tecnologias ("velhas" para os alunos) ao serviço da educação: webquests, wikis, blogs, emails, iPods, Podcasts, telemóveis, GPS, ...
Faz parte do esforço de uma Escola do Utah para a transformação do ensino com tecnologias (T4: Transforming Teaching Through Technology): http://t4.jordandistrict.org/t4/. A este propósito vale a pena pesquisar o sítio da International Society for Techonology in Education.

Um conjunto de ideias contra a corrente dominante passíveis de críticas vigorosas, mas também uma perspectiva que pode, quando interpretada com algum bom senso, abrir outras possibilidades. Quem sabe?

Legendas adicionadas a vídeo disponibilizado pelo YouTuber jsdt4 (Jordan School District Technology 4)



Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails