terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Transmissão para o Espaço: Across the Universe

A NASA transmitiu ontem (hora de Lisboa: 00:00 h de 5 de Fevereiro de 2008; hora de Pasadena, Califórnia: 16:00 h de 4 de Fevereiro - ver fusos horários -) a canção dos Beatles "Across the universe" para o espaço galáctico. A transmissão, efectuada com recurso ao Deep Space Network (DSN), foi orientada na direcção da estrela polar (Polaris), a mais brilhante da constelação Ursa Menor, situada a 431 anos-luz da Terra.

Esta transmisão comemora diversas efemérides:

  • o cinquentenário do lançamento do primeiro satélite americano, o Explorer-1 (lançado, a 31 de Janeiro de 1958, como resposta ao satélite soviético Sputnik);
  • os 40 anos desta canção gravada em 4 de Fevereiro de 1968 nos Abbey Road Studios;
  • os 45 anos da criação do Deep Space Network, uma rede internacional de antenas utilizada na comunicação e monitorização das missões espaciais interplanetárias.

Esta rede consiste em três centros de recepção e transmissão situados em locais com diferenças de longitude de cerca de 120º: Goldstone, Deserto Mojave da Califórnia; Madrid, Espanha e Canberra, Austrália. Para perceber melhor em que consiste esta Rede de Espaço Profundo clique aqui para ver vídeos da NASA relativos ao DSN.

Antena de 50 m do DNS Goldstone, imagem criada pela NASA, Domínio Público

Esta é uma iniciativa com um significado simbólico importante, sendo também uma excelente estratégia de promoção da NASA e de marketing da Apple Records.

Legendas adicionadas a vídeo do MySpace Video, recorrendo ao serviço overstream:



Legendas adicionadas (para os fãs dos Beatles) a vídeo do Google Video, recorrendo também ao serviço overstream:



Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails