sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Sistemas geocêntrico e heliocêntrico

A observação, a partir da Terra, dos movimentos do Sol, das estrelas e dos planetas, sugere de modo muito claro que todo o universo se move em redor da Terra. Foi este o sistema, dito geocêntrico, que vigorou durante dezenas de séculos até ao século XVI (ver aqui animação flash sobre o sistema ptolomaico). Ptolomeu aperfeiçoou este sistema de modo a conseguir descrever e prever com precisão extraordinária os movimentos dos corpos celestes observáveis na época. Nicolau Copérnico apercebeu-se de que a descrição seria muito mais simples caso o Sol fosse colocado no centro do universo: modelo heliocêntrico (ver aqui applet que compara os modelos geocêntrico e heliocêntrico). Mas essa ideia era inaceitável, e, de algum modo ridícula, já que implicava que a Terra se movesse a mais de 100 000 km/h e não existiam quaisquer provas desse facto tão inconcebível.

Mas o conhecimento do mundo só se torna científico na medida em que recorre à fundamentação experimental ou observacional das suas conjecturas. Foi assim que Galileu Galilei procedeu ao utilizar o telescópio como instrumento regulador de diferentes hipóteses. Ao seguir uma sugestão falsificadora de Benedetto Castelli descobriu as fases de Vénus e, mais tarde, os satélites de Júpiter. O Diálogo sobre os Dois Maiores Sistemas do Mundo (geocêntrico e heliocêntrico) influenciou decisivamente o resultado deste confronto. No entanto, Galileu pagou um preço: a Igreja condenou-o por heresia e a prisão domiciliária até ao fim dos seus dias.

Julgamento de Galileu pela Santa Inquisição, quadro de Cristiano Banti, Domínio Público

As desculpas formais da Igreja em 1992, 350 após a morte de Galileu, por esta condenação é, a meu ver, uma mera operação de cosmética com objectivos pouco inocentes.

Legendas adicionadas a vídeo do canal Acorvettes do YouTube pelo aluno Tiago Correia da Esc. Sec. c/ 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho:



Mensagens relacionadas deste blogue:

2 comentários:

bruno ..fermil disse...

ola!este blog e muito giro!!!e tem muitas coisas


bruno ,,,fermil

cec disse...

muito bom muito bom mesmo parabens thiago correia resolveua minha materia

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails