domingo, 10 de fevereiro de 2008

OpenCourseWare: cursos de utilização aberta

Reconstrução da legendagem de um vídeo divulgado numa entrada anterior deste blogue (26 de Junho de 2007).

Os Cursos de Utilização Aberta (OpenCourseWare - OCW -) são publicações digitais abertas e livres de materiais de ensino/aprendizagem, organizados na forma de cursos. Existem, actualmente, mais de 50 universidades de diversas partes do mundo com projectos OpenCourseWare.

A este propósito, vale a pena referir o Consórcio OpenCourseWare, uma colaboração de mais de 100 instituições de ensino de várias partes do mundo (Europa, América, África e Ásia), cujos objectivos passam pelo apoio à adopção e à adaptação de recursos educativos abertos em todo o mundo, pelo incentivo ao desenvolvimento de outros projectos OpenCourseWare e pela procura de uma sustentabilidade a longo prazo dos projectos OpenCourseWare descobrindo modos de melhorar a eficiência e de reduzir os custos.

Alguns projectos OpenSourceWare bem conhecidos:


No contexto da utilização de tecnologias no ensino, parece-nos imprescindível a visita ao projecto Ciência na Escola (ideias para uma nova escola) onde existem muitas indicações úteis sobre materiais e ferramentas digitais com potencial uso na educação e, também, uma página dedicada aos movimentos Open na educação.

Este é um vídeo publicado pelo Centro para uma Aprendizagem Aberta e Sustentável (Center for Open Sustainable Learning) do Departamento de Tecnologia Educativa da Universidade do Estado do Utah (Logan, Utah, E.U.A.).

Legendas adicionadas a clone desse vídeo no YouTube (canal shelleylyn), recorrendo ao webware overstream:



Vale a pena referir também o novo projecto do MIT OpenCourseWare dirigido para o Ensino Secundário, do qual destacamos os seguintes cursos com diversos recursos online (incluindo, em alguns casos, também lições em vídeo):


Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails