domingo, 3 de fevereiro de 2008

A Descoberta do Tempo (1)

Reconstrução da legendagem de um vídeo divulgado numa entrada anterior deste blogue (13 de Maio de 2007).

Um pequeno vídeo sobre a história do esforço humano para medir e registar o tempo. Daniel Boorstin, autor de "Os Descobridores", disse que "a descoberta do tempo, a paisagem da experiência, foi a primeira grande descoberta" (traduzido em português em edição da Gradiva - esgotado -). Este vídeo faz parte de uma série da HilaScience (http://hilaroad.com/). Os quatro vídeos que incluem esta série são: 1- Tempo; 2 - O Nosso Planeta é um Relógio; 3 - Relógios de Sol e Latitude; 4 - Construção de um Relógio de Sol.

Nascer do Sol em Stonhenge na manhã do Solstício de Verão, © Andrew Dunn, 21 de Junho 2005, Atribuição-Compartilhamento pela mesma Licença 2.0 Genérica


A humanidade percorreu um caminho longo na medição do tempo: de Stonehenge aos relógios actuais que se baseiam em vibrações de átomos, passando pelos pêndulos de Galileu Galilei e pelas molas elásticas de John Harrison. A elevada precisão dos relógios construídos por John Harrison permitiram a determinação da longitude em viagens de longa distância: James Cook utilizou relógios que eram cópias das que tinham sido realizadas pelo relojoeiro John Harrison.

Legendas adicionadas, recorrendo ao serviço overstream, a vídeo disponibilizado no YouTube, canal ScienceOnline, pelo centro de recursos Hila (vídeos e projectos):


Ver, em alternativa, clone do Google Video legendado.

Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails