domingo, 17 de fevereiro de 2008

Cores de uma chama

Que informações podemos obter a partir da cor de uma chama? Por que é que a chama de uma vela é predominantemente amarela, enquanto a chama de um maçarico é azul?

Embora estes fenómenos sejam complexos podemos, numa primeira aproximação, afirmar que a cor amarela resulta, fundamentalmente, da radiação térmica (ver applets: Davidson College ou Universidade do Colorado) emitida pelas "partículas" de carbono que não arderam (combustão incompleta) mas foram aquecidas a elevadas temperaturas (cerca de 1000º C) - espectro contínuo -.

Enquanto a cor azul resulta, fundamentalmente, dos processos associados a uma combustão numa região mais rica em oxigénio: neste caso os radicais e iões formados num estado excitado emitem luz fundamentalmente nas regiões verde e azul (abaixo de 565 nm) do espectro electromagnético (as zonas azuis da chama encontram-se a uma maior temperatura do que a zona amarela)- espectro descontínuo -. As diferentes cores numa chama são uma indicação da temperatura.

Espectro da chama azul de uma combustão "completa" de butano

Imagem criada por Deglr6328, Licença GNU de Documentação Livre


Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



O professor Robert Krampf disponibiliza pequenos vídeos divertidos em diversos sítios de partilha de vídeos: YouTube, metacafe, Revver, Dailymotion, blip.tv e Brightcove.tv.

Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails