domingo, 17 de fevereiro de 2008

Construir uns óculos com uma folha

Um modo interessante de corrigir a visão desfocada de um objecto (adequado sobretudo para pessoas com miopia ou hipermetropia): olhar para esse objecto através de um pequeníssimo orifício.

Fonte: Wikimedia Commons; Licença GNU de Documentação Livre

Algumas das desvantagens: diminuição da luminosidade e do contraste da imagem dado que a quantidade de luz que entra no olho é drasticamente reduzida e redução do campo de visão.

Se quiser construir uma máquina fotográfica sem lente veja aqui as instruções (pode também consultar algumas fotografias obtidas com este tipo de dispositivo rudimentar).

Licença GNU de Documentação Livre

Algumas ideias e recursos sobre experiências relativas ao tema Luz e Ondas podem ser consultadas aqui (este sítio faz parte do Banco de Recursos dos Professores de Física da Nova Zelândia). Neste contexto poderá ser útil explorar as seguintes aplicações (physlets): applet em que se pode manipular o objecto e o elemento óptico (espelho, lente, dieléctrico, fonte e abertura) e verificar o que sucede à imagem e applet sobre o olho enquanto dispositivo óptico (fazem ambas parte do projecto Physlets do Departamento de Física do Davidson College).

Legendas adicionadas a vídeo do canal RobertKrampf no YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



O professor Robert Krampf disponibiliza pequenos vídeos divertidos em diversos sítios de partilha de vídeos: YouTube, metacafe, Revver, Dailymotion, blip.tv e Brightcove.tv.

Mensagens relacionadas deste blogue:

1 comentário:

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails