quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

Tocar sem sequer lhe tocar (theremin)

Reconstrução das anotações de dois vídeos divulgados numa entrada anterior deste blogue (29 de Outubro de 2007).

O primeiro instrumento electrónico: o theremin (explicação do funcionamento do theremin no Pavilhão do Conhecimento - Ciência Viva).

Inventado em 1919 pelo russo Lev Sergeivitch Termen, o theremin é único por não precisar de nenhum contacto físico para produzir música e foi, de facto, o primeiro instrumento musical projectado para ser tocado sem precisar de contacto.

Literalmente tocar sem tocar.

Um exemplo que pode ser utilizado para explicar, por exemplo, o conceito de capacidade e, em particular, a de sistemas de capacidade variável, ou então, apenas mais um exemplo para mostrar que o campo eléctrico é real e não apenas uma "invenção" para interpretar alguns fenómenos da natureza.

Música com o ar: ouvir a Carolina Eyck a acariciar um campo eléctrico. Ao mesmo tempo explica-nos, de modo muito simples, como funciona um theremin.

Se pretender experimentar por si mesmo, para ver como funciona, pode aceder a simulação interactiva (applet) sobre o theremin da autoria de Rob Wright inserida na página web da spnm (promoting new music) que promove as novas músicas.

Legendagem adicionada ao vídeo (reportagem da euronews transmitida a 27 de Agosto de 2004) disponibilizado pelo utilizador 42hz do YouTube, recorrendo ao webware overstream:



O quarteto Keller, acompanhado por Heinz Holliger, Robert Kolinsky e Carolina Eyck no theremin, tocam uma peça de Bohuslav Martinu (concerto em Basel, Suiça, em Novembro de 2006). Pode servir este vídeo como pretexto para contar alguns aspectos históricos sobre o theremin e para introduzir alguns aspectos do seu funcionamento físico.

Anotações adicionadas ao vídeo disponibilizado pelo utilizador starypixel do YouTube, recorrendo ao webware overstream:



Se a peça de Martinu não for do seu agrado, pode ouvir outras peças mais conhecidas, em que Carolina Eyck sola com o teremin:

ou por Lydia Kavina:


Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails