sábado, 26 de janeiro de 2008

Como é que se detectam planetas fora do sistema solar?

Este é um vídeo incluído na famosa série Ask an Astronomer ("Pergunta a um Astrónomo") que, por sua vez, faz parte da colecção de vídeos (para feed deste videocast clique aqui) do serviço educativo do Telescópio Espacial Spitzer da NASA (os mesmo vídeos podem ser encontrados no canal SpitzerJim do YouTube).

Este vídeo mostra-nos que um processo de determinar planetas fora do sistema solar utiliza o efeito de Doppler (método da velocidade radial). A estrela e o planeta que a orbita movem-se ambos em relação ao centro de massa do sistema "planeta + estrela". Este movimento da estrela pode ser detectado pelas variações dos comprimentos de onda das linhas espectrais da radiação emitida pela estrela. Existem outros métodos para detectar planetas extrasolares. Se estiver interessado pode consultar a lista de planetas extra-solares conhecidos aqui, podendo também seleccionar os planetas de acordo com o método de descoberta utilizado.

Um exoplaneta ao orbitar uma estrela produz variações na sua posição e velocidade, Licença GNU de documentação livre


Gonçalo Pardal, aluno da Escola Secundária c/ 3º CEB Dr. Joaquim de Carvalho, legendou vídeo do canal SpitzerJim do YouTube, recorrendo ao serviço overstream:



No canal do YouTube referido pode visualizar outros vídeos educativos no domínio da astronomia.

Mensagens relacionadas deste blogue:

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails