sábado, 29 de dezembro de 2007

O mistério da matéria escura

A matéria escura foi "criada" pelos astrofísicos para poderem explicar os movimentos observados das galáxias e aglomerados de galáxias. O primeiro a obter dados que mostravam a existência de uma massa em falta, que viria a ser chamada de matéria escura, foi o astrofísico suiço Fritz Zwicky em 1933.

Isto quer dizer que os movimento reais dos "grandes objectos" do universo não são consistentes com as interacções gravitacionais a que estes objectos deveriam estar sujeitos com base na matéria observável que os rodeia (estrelas e gás). A matéria escura corresponde, portanto, a uma massa em falta inferida através das observações de, por exemplo, a rotação das galáxias e as anisotropias da radiação cósmica de fundo.

Recentemente, os resultados das observações do Aglomerado de Galáxias da Bala ("Bullet") reforçaram fortemente a hipótese da matéria escura (resultados anunciados em Agosto de 2006).

Neste caso legendou-se um vídeo disponível no canal NOVAonline do YouTube em que o atrónomo Doug Clowe explica como é que o Grupo de Galáxias da Bala é uma forte evidência para a existência da matéria escura. Este vídeocast foi produzido por Melissa Salpietra and Susan K. Lewis sendo narrado pela primeira. O convidado residente deste vídeocast é o astrofísico norte-americano Neil deGrasse Tyson.

NOVA é a série televisiva sobre ciência mais vista do mundo, assim como são também os seus documentários científicos na PBS (Public Broadcasting System). PBS é uma empresa que presta serviços a mais de 355 estações públicas de televisão não comerciais, atingindo um público de 73 milhões de pessoas por semana.

Anotações adicionadas a vídeo disponibilizado no YouTube pelo canal NOVAonline utilizando o webware overstream:




Mensagens relacionadas deste blogue:


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails