sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

Experiência da fina folha de ouro (Rutherford)

A experiência da folha de ouro de Rutherford faz parte de um restrito conjunto de experiências incontornáveis na história da ciência. Tratou-se, na verdade, de uma experiência realizada por Hans Geiger e Ernest Marsden sob a supervisão de Rutherford. Faz parte, necessariamente, de todos os tops das experiências mais importantes e mais belas. Foi paradigmática para a física de partículas do século XX: mostrou que para "ver" o infinitamente pequeno é preciso disparar "projécteis" extremamente pequenos e a altas velocidades. Esta experiência marcou o nascimento do núcleo e do modelo planetário do átomo.



Neste caso utiliza-se um vídeo do YouTube clone de outro que pode ser obtido aqui. Este vídeo faz parte dos recursos do curso Ross Shepard Physics. Neste curso estão também disponíveis outros recursos vídeo. Seguem alguns exemplos no contexto da física moderna:


Relativamente a este curso e no contexto desta experiência pode também aceder a simulação java sobre esta experiência: Thomson versus experiência e dispersão de Rutherford.


Legendas inseridas sobre vídeo disponibilizado no canal stevebd1 do YouTube recorrendo ao webware overstream:





Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails