terça-feira, 18 de dezembro de 2007

Efeito fotoeléctrico (1ª parte) vídeo-anotado com o veotag

Numa entrada anterior deste blogue aproveitei uma simulação do efeito fotoeléctrico do projecto PhET para fazer uma primeira experiência, muito rudimentar, da utilização do software Camtasia Studio, de captura de écran e edição vídeo (screencasting).

Para tentar perceber quais poderiam ser algumas das potencialidades da anotação vídeo online com o veotag, resolvi utilizar este webware para inserir marcadores (veotags ou texto clicável) no vídeo sobre o efeito fotoeléctrico, imaginando-me como um aluno virtual que vai tirando notas no decurso da aula (também se podem anotar documentos áudio com esta ferramenta).

Para perceber como funciona este webware veja a explicação de Pierra Francesca: clique aqui. Uma desvantagem é ter que se "aturar" "alguma" publicidade.

Esta ferramenta pode enriquecer, de diversos modos, a utilização de vídeos em contextos educativos. Indico alguns que me ocorreram:

  • permite uma estruturação conceptual das diferentes partes do vídeo de acordo com os objectivos do professor ou do aluno (índice de conteúdos, capítulos e subcapítulos);

  • permite uma navegação rápida através dos marcadores (veotags) colocados nas diferentes partes do vídeo;

  • permite que o utilizador se concentre nas partes do vídeo que mais lhe interessam (o utilizador pode saltar facilmente para os marcadores que lhe interessam);

  • pode ser utilizada para esclarecer ou desenvolver os assuntos abordados no vídeo;

  • pode também ser usada para levantar diversas questões contextualizadas em cada uma das partes do vídeo, servindo como um guião de leitura/interpretação;

  • permite a construção de actividades práticas, a realizar pelos alunos, com base num determinado vídeo (por exemplo, trabalhos de casa).


Para ver as vídeo-anotações relativas ao efeito fotoeléctrico clique aqui.


Código embed (substituir " " " por <<> ):
"iframe border="0" scrolling="no" marginheight="0" marginwidth="0" frameborder="0" src="http://www.veotag.com/player/?pid=435faba1-63f7-41a4-b0e4-95726dfeb3f6&mode=embedded&autostart=0" height="605" width="950">"/iframe"

1 comentário:

Anónimo disse...

Tive conhecimento do Blog pela Gazeta de Física. E elogio esta sua iniciativa, de verdadeiro serviço à ciência e serviço público.

Muitos parabéns!

Amílcar António
Prof. de Física na Esc. Sup. Agrária do Inst. Polit. de Bragança

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails