domingo, 9 de dezembro de 2007

Dissolução de um sal em água

Animação que nos mostra alguns dos mecanismos da dissolução (solvatação) de um composto iónico em água.
Mostra-se que a dissolução de um sal implica o estabelecimento de novas interacções das moléculas de água: quer com os catiões (iões positivos), quer com os aniões (iões negativos). O estabelecimento de novas interacções dipolo - ião implica não só a quebra das interacções ião - ião da rede iónica inicial, como também a alteração das interacções dipolo - dipolo iniciais entre as moléculas de água.


Fonte: Winona State University; Domínio Público


Trata-se de um fenómeno muito interessante e complexo, dependente não só de factores termodinâmicos (energéticos e entrópicos), como também de factores cinéticos.

Vídeo disponibilizado no YouTube no canal jomagonpi: dissolução do cloreto de sódio (vulgo: sal de cozinha):



Como complemento pode ainda ver uma experiência em que se dissolve permanganato de potássio em água (vídeo do utilizador capiwalter do YouTube):



Esta dissolução pode ser interpretada, do ponto de vista molecular, do seguinte modo (vídeo do canal capiwalter do YouTube):



Ver aqui os mesmo vídeos legendados em português (reconstrução concluída a 1 de Março de 2008): dissolução do cloreto de sódio, dissolução do permanganato de potássio (ponto de vista "macroscópico" e molecular).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails