sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Translação e rotação da Terra

Que movimentos são descritos pela Terra? Qual a sua inflluência no clima da Terra?

Lição elementar (adequada para os 2º e 3º Ciclos do Ensino Básico) que faz a articulação visual entre o movimento de translação da Terra, a inclinação do eixo de rotação terrestre e as estações do ano.

Salientam-se as simetrias entre os hemisférios Norte e Sul.

Uma primeira tentativa de entender as dinâmicas cíclicas do fabuloso planeta em que habitamos.

Vídeo sobre os movimentos de translação e de rotação da Terra disponível no canal Geografismos. Filme animado, comentado em português, adaptado de Barbosa, R., Pires, F., Descobrir a Terra, Porto Editora, 1999.

Sabia que a Terra também apresenta também movimento de precessão e de nutação?



A propósito deste contexto educativo vale a pena referir o projecto skoool.pt (uma parceria da Câmara Municipal de Castelo Branco com a Intel Corporation contando com a colaboração da Universidade de Coimbra, do Instituto Politécnico de Castelo Branco e de diversos Centros de Formação de Professores): "a tecnologia skoool™ é uma ferramenta com soluções multimédia e recursos interactivos na Internet, orientados para facilitar o acesso à informação e ao conhecimento dos alunos e potenciar o trabalho dos professores.", O que é o skoool.pt?.

Para pesquisar outros projectos de e-learning com a tecnologia skoool™ da Intel, noutros locais da Terra, clique aqui.

Os recursos audiovisuais produzidos incluem também propostas de auto-avaliação e de reforço das aprendizagens. Numa primeira fase estes recursos são dirigidos para o 3º Ciclo do Ensino Básico.

Alguns exemplos:
  • Dia e Noite (Compreender como o movimento da Terra provoca o dia e a noite e o aparente movimento diário do Sol).
  • As Estações do Ano e a Duração do Dia (Compreender como a inclinação e o movimento da Terra provocam as estações).
  • Duração do Ano (Aprender que um ano é o tempo que um planeta demora a completar a sua órbita em torno do Sol).
  • Gravidade (Aprender que a intensidade da força da gravidade depende da massa de cada objecto e da distância entre os objectos).
  • Gravidade e o Sistema Solar (Compreender como o movimento dos planetas em torno do Sol está relacionado com as forças gravitacionais).
  • Satélites (Aprender que a Lua é um satélite natural da Terra e ver como os satélites permanecem em órbita em torno da Terra).
  • Uso dos Satélites (Aprender alguns dos usos dos satélites artificiais).


Sabia que o Sol e todo o sistema solar tem também movimento de translação em torno do centro da Via Láctea? Significa que em cada segundo percorremos, em relação ao centro da nossa galáxia, cerca de, uauuu, 220 km!

Ainda assim uma órbita completa em torno do centro da Via Láctea demora algo como 250 milhões de anos, ou seja, um ano galáctico (o Sol existe há cerca de 20 anos galácticos).

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails