segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Efeito fotoeléctrico (1ª parte)

O efeito fotoeléctrico descoberto, por acaso, em 1887 por Heinrich Hertz foi para os cientistas dos finais do século XIX - início do século XX um enigma quase insolúvel.

A hipótese arrojada de que a radiação electromagnética tinha também um carácter corpuscular, avançada por Albert Einstein em 1905, permitiu que os resultados experimentais pudessem ser interpretados.



Para entendermos este fenómeno físico, assim como muitos outros, existem muitas aplicações interactivas (applets), escritas em Java e / ou em Flash, que permitem que o utilizador manipule algumas variáveis e verifique o que sucede, fazendo uma espécie de "experiência" virtual: simulações animadas e interactivas num ambiente lúdico em que o aluno aprende através da exploração de diversas possibilidades.

Um desses sítios é o projecto PhET (Physics Education Technology) da Universidade do Colorado: a Tecnologia ao serviço da Educação em Física e em Química. Pode encontrar uma lista temática dessas simulações interactivas aqui e, em particular, uma sobre o efeito fotoeléctrico (para correr a simulação clique aqui).

Aproveitei a simulação do efeito fotoeléctrico para fazer uma primeira experiência, muito rudimentar, da utilização do software Camtasia Studio, de captura de écran e edição vídeo (screencasting). A versão 3.1.2 está agora a ser disponibilizada gratuitamente: o download da aplicação pode ser feito aqui e a chave do programa pode ser pedida aqui.

Uma lição elementar, um pouco chata e rudimentar, sobre o efeito fotoeléctrico:

utilizando o Twango (para ver este vídeo clique aqui) como espaço de partilha de ficheiros (melhor qualidade, mas abertura mais lenta).

ou utilizando o YouTube (pior qualidade, mas abertura mais rápida):

2 comentários:

Anónimo disse...

Muito bom! Obrigada, fiquei a perceber melhor.

Anónimo disse...

Obrigada por estes vídeos. Assim o meu filho consegui explicar melhor à turma o que é o efeito fotoeléctrico.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails