quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Uma visão dos estudantes actuais (1ª parte)

Michael Wesch lançou um grupo de trabalho em etnografia digital na Kansas State University que pretende não só estudar os efeitos da tecnologia nas interacções humanas, como também explorar e desenvolver as possibilidades abertas por essas tecnologias. Explorar os impactos da tecnologia digital nas interacções humanas e vice-versa (ver vídeos deste projecto no YouTube).

Um dos primeiros resultados públicos deste projecto é um vídeo intitulado "Web 2.0 ... The Machine is Us/ing Us" (Web 2.0 ... A Máquina somos nós/usa-nos). Este vídeo, lançado no YouTube (utilizador mwesch) em Janeiro de 2007, tornou-se rapidamente num dos vídeos mais popular da blogosfera. Pode ver uma versão legendada em português no dotsub.

Um dos últimos vídeos publicados por Michael Wesch (há uma semana atrás) intitula-se "A Vision of Students Today" (Uma Visão dos Estudantes Actuais): um pequeno vídeo que resume algumas das características mais importantes dos estudantes actuais, criado por Michael Wesch em colaboração com 200 estudantes. Este trabalho está licenciado com uma Creative Commons Attribution-Noncommercial-Share Alike 3.0 License (o que significa que pode fazer o seu download, partilhá-lo e até modificá-lo desde que os créditos de autoria sejam reconhecidos e não o use para efeitos comerciais).

Um vídeo que nos leva a reflectir em muitas questões importantes:
O que é aprender no início do século XXI?
Como é que o ensino e a aprendizagem podem fazer face aos novos modos de interacção possibilitados pelas tecnologias de informação e comunicação?
O que é que estamos a fazer para mudar o nosso ensino?

Vídeo de Michael Wesch disponível no seu canal do YouTube:



Download do vídeo original numa versão de maior qualidade (wmv).

Legendas adicionadas ao vídeo referido disponível no canal de Wesch no YouTube (reconstrução a 11 de Abril de 2008):



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails