segunda-feira, 22 de outubro de 2007

Pretende que os seus recursos possam ser utilizados por milhões de pessoas?

As Tecnologias de Informação e de Comunicação, e, em particular, a Internet, modificaram o modo como se pode hoje entender o ensino e a aprendizagem.

As ferramentas que estão hoje disponíveis para os processos de ensino-aprendizagem permitem não só uma maior diversificação dos recursos para esses processos, como também, partindo dessa maior multiplicidade, criam novos modos de aprender e de ensinar.

A partilha dos recursos pode ser racionalizada se fizermos uso das Licenças Creative Commons que já têm enquadramento jurídico em Portugal. Pode, deste modo, licenciar rapida e facilmente "os seus trabalhos educacionais e de pesquisa nos termos que entender. O conjunto de licenças padrão permitem que partilhe os seus materiais com outros ao mesmo tempo que os protege de acordo com os limites estabelecidos por si."
Disponibilizam-se ainda diversas ferramentas como o CC Publisher que o ajuda a definir as licenças Creative Commons para os seus ficheiros, permitindo efectuar o upload desses ficheiros para o espaço de alojamento gratuito Internet Archive (basta criar aí uma conta).

Quer partilhar o seu saber? A sua criatividade? Quer que os seus recursos possam ser utilizados por milhões de pessoas? Quer contribuir para uma cultura mais rica, motivadora e excitante?

Vídeo, legendado em português, no webware dotsub adicionado pelo utilizador dominick:



Clones (sem legendas) disponíveis no Revver (utilizador ccommons), no YouTube, ...

Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails