quinta-feira, 26 de abril de 2007

Dr. Quantum na Planolândia

Uma animação divertida a propósito da Flatland de Edwin Abbott.
clipped from mojiti.com
Dr. Quantum visita a Planolândia
Flatland: a descrição de um mundo de apenas duas dimensões. Os habitantes de Flatland (Planolândia) não têm noção da 3ª dimensão espacial, tal como nós não nos apercebemos de outras possíveis dimensões para além da 3ª.
powered by clipmarksblog it


Vídeo disponibilizado no canal ReptilianShapeshifte do YouTube:




Legendas colocadas sobre o vídeo referido recorrendo ao webware overstream (reconstrução concluída a 31 de Dezembro de 2007):



2 comentários:

Ricardo Campos disse...

Adoro conversas sobre as dimensoes. Especialmente se envolver pensar no que será uma quarta dimensao. Supostamente ha um livro sobre essa tal flatland, mas eu nunca o encontrei, alguem sabe o titulo em portugues?

Carlos Portela disse...

Flatland é um romance de Edwin Abbott Abbott editado em 1884 em Inglaterra. Para além de ser um livro que nos fala de "outras" dimensões" é também uma crítica da sociedade victoriana do final do século XIX em Inglaterra. É um livro que fascina muitos dos que se interessam pela matemática e pela física.
Existe uma tradução portuguesa editada pela Gradiva: Flatland - o país plano : um romance e várias dimensões / Edwin A. Abbott ; trad. M. Luísa Mascarenhas, L. Trabucho de Campos (Colecção Ciência Aberta, nº 60).

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails